O Município de Oeiras aprovou um apoio extraordinário de 160 mil euros, no âmbito do Fundo de Emergência Social (FES) a quatro entidades parceiras (Centro Social e Paroquial São Julião da Barra, Núcleo de Instrução e Beneficência, Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora do Cabo e o Centro Social e Paroquial Senhor Jesus dos Aflitos).
A verba destina-se a garantir a capacidade financeira das entidades acima referidas, para dar resposta às situações de vulnerabilidade social enquadradas no âmbito do FES, consequentes da situação epidemiológica em que nos encontramos.
O Fundo de Emergência Social (FES) foi uma medida municipal criada para dar um apoio extraordinário a indivíduos e famílias expostas a condições extremas de vulnerabilidade social e financeira, através do pagamento de rendas, consumos (água, energia elétrica e gás), deslocação para efeitos de consultas e/ou tratamentos de saúde, ativação de cabazes alimentares que incluam produtos de mercearia e produtos frescos, assim como o pagamento de outras despesas, de carácter excecional, tidas como indispensáveis para o projeto de vida do beneficiário e não comparticipadas por outro organismo, desde que devidamente aprovadas pela Câmara Municipal.
No âmbito desta medida, no presente ano foram deferidos até ao momento cerca de 400 processos. Este número, representa um acréscimo, na ordem dos 250%, face a 2019, consequência das situações de vulnerabilidade agravadas pelo contexto pandémico que vivenciamos.
Para fazer face à execução desta medida, o Município transferiu, durante o ano de 2020, um montante global de 950.000,00€, para as entidades executoras da medida, certos que com esta medida em muito contribuímos para a qualidade de vida e bem-estar das famílias oeirenses.