O Município de Oeiras vai candidatar-se a Capital Europeia da Cultura 2027. A formalização da candidatura foi aprovada na passada quarta-feira pelo Executivo Municipal, por unanimidade, em Reunião de Câmara.
A partir da ideia de “Cidade de Oeiras”, a candidatura será um instrumento ao serviço da organização do território, nas suas vertentes humanas e físicas e vai gerar uma dinâmica cultural de dimensão nacional e internacional, ligando os seus vários núcleos urbanos.
“Reabilitação de património cultural, criação de novos centros culturais nas artes visuais e performativas, instalação de núcleos de indústrias criativas, desenvolvimento de unidades museológicas, promoção de projetos nas áreas da literatura, do cinema e audiovisual, criação de programas de articulação entre educação, ciência e cultura, de projetos de promoção da paisagem costeira e do sistema de parques, jardins, circuitos cicláveis e pedonais, promoção de uma estratégia de turismo sustentável e de interações no domínio das novas tecnologias, são parâmetros de trabalho que estarão presentes na atividade a desenvolver pela estrutura de missão da Capital Europeia da Cultura, em estreita ligação com os serviços do Município”, adianta a Câmara Municipal de Oeiras, em comunicado.
O envolvimento dos cidadãos, das associações e das empresas do Concelho é elemento essencial de uma candidatura que se quer inclusiva, plural e participada.
Jorge Barreto Xavier, ex-Secretário de Estado da Cultura, antigo Diretor-Geral das Artes, líder de organizações culturais e de festivais internacionais, professor universitário e autor, atualmente a desempenhar as funções de Diretor Municipal da Educação, Desenvolvimento Social e Cultura da Câmara Municipal de Oeiras, foi designado Comissário da candidatura de Oeiras.