A Câmara Municipal de Oeiras vai proceder à entrega de chaves de fogos municipais a mais 14 a famílias do concelho, no âmbito do Observatório da Habitação do Município. A cerimónia, liderada pelo Presidente, Isaltino Morais, terá lugar no dia 23 de julho, às 10H00, na Quinta dos Sete Castelos, em Santo Amaro de Oeiras.
Do universo dos 14 agregados verifica-se que o tipo de família predominante é a monoparental (5). Serão distribuídos fogos também a dois casais, três casais com filhos menores e quatro isolados.
As tipologias atribuídas são três T0, três T1, cinco T2 e três T3. Estas famílias serão realojadas em bairros municipais, nomeadamente nos bairros do Pombal, dos Navegadores, do Alto da Loba, Pateo dos Cavaleiros, Barronhos, Quinta da Politeira e Unidade Residencial Madre Maria Clara.
Refira-se que, dada a escassez de fogos municipais para atribuição, a resposta que a autarquia tem vindo a dar tem por base uma avaliação técnica escrupulosa e cuidada das inúmeras situações familiares, sendo que os fogos são disponibilizados às famílias que apresentam as situações mais graves de carência habitacional, económica e que, em alguns casos, cumulativamente apresentam graves problemas de saúde.
Relembre-se que Oeiras foi o primeiro Município a acabar com o flagelo das barracas, tendo sido realojadas mais de cinco mil famílias e que teve a Habitação como elemento estabilizador do equilíbrio social e motor de todo o crescimento e desenvolvimento subsequentes.