No dia 27 de setembro realizou-se uma caminhada, dinamizada pelo Município de Oeiras ao terreno do Oeiras Experimenta na Quinta de Cima do Marquês de Pombal, no âmbito do “Bauhaus dos mares”. Durante esta caminhada os visitantes conversaram com investigadores sobre os projetos de investigação científica que estão a decorrer com arroz, sorgo, chícharo e com abelhas.
No dia 29 de setembro foi a vez de dar a conhecer o projeto “Oeiras Experimenta” no Pavilhão do Conhecimento, no âmbito da Noite Europeia dos Investigadores. Foram dinamizadas conversas com cientistas do IGC e do ITQB NOVA e realizados vários jogos interativos. Os visitantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer o potencial alimentar das culturas que estão a ser estudadas, ao participarem numa degustação de bolos de arroz e sorgo, vinho Carcavelos e de pastéis e licor de chícharo com a presença da Casa do Concelho de Alvaiázere em Lisboa.
O “Oeiras Experimenta” é um projeto de Ciência Cidadã enquadrado na missão do Programa Ciência + Cidadã e desenvolvido numa estreita parceria entre o Instituto Gulbenkian de Ciência, o ITQB NOVA e o Município de Oeiras. Este projeto está a dinamizar um laboratório vivo na Quinta do Marquês do Pombal em Oeiras, com a participação ativa de cidadãos. Tem como objetivo estudar os impactos das alterações climáticas no crescimento e produtividade de plantas e desta forma investigar cereais alternativos que possam ser mais resistentes à seca como o chícharo, o sorgo e variedades nacionais de arroz. Está também a ser iniciado, por investigadores do Instituto Gulbenkian de Ciência, um estudo sobre o microbioma em abelhas no âmbito deste projeto de ciência cidadã.
Este projeto está aberto a pessoas de todas as idades podem colaborar e visitar o terreno do Oeiras Experimenta na Quinta de Cima do Marquês de Pombal em Oeiras e contribuírem para os projetos de investigação que estão a decorrer.
Para saber mais sobre o “Oeiras Experimenta” e sobre como participar enviar email para oeiraexperimenta@itqb.unl.pt.