A Câmara Municipal de Oeiras vai inaugurar os monumentos escultóricos, alusivos à temática do Desporto e do Futebol, que ornam as duas rotundas localizadas junto à Cidade do Futebol, em Caxias, na próxima sexta-feira, dia 10 de julho, às 11H00. Esta cerimónia vai contar com a presença do Presidente do Município, Isaltino Morais, do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes e do autor dos conjuntos escultóricos, o escultor Júlio Quaresma. O ponto de encontro é junto à Rotunda Norte – “Porta para a Glória”.
Se por um lado, a criação destas duas rotundas junto à Cidade do Futebol visou a segurança, nomeadamente na regularização do trânsito automóvel, por outro as mesmas assumem um contributo na qualificação urbanística, valorizando com Arte, os espaços públicos do Concelho.
De facto, Oeiras tem apostado no aumento do património artístico no espaço público, estando representados no território alguns dos maiores vultos contemporâneos no campo das artes e da escultura. Veja-se o caso do Parque dos Poetas, onde estão representados 40 dos maiores escultores contemporâneos. E também em cada localidade, em cada espaço do território, estamos a reabilitar e a expandir os espaços com Arte.
Para estas duas rotundas foi decidido instalar soluções esteticamente interessantes e de notoriedade, de qualidade e expressivamente alusivas à temática do Desporto e do Futebol, numa interpretação direta sem necessidade de uma leitura detalhada, ou de contemplação demorada.
Na rotunda norte, o conjunto escultórico com o título “Porta para a glória” tem uma leitura clara, com referência ao jogador de bola, rematando à baliza num contexto de rampa/movimento/ascensão e de uma arena/bancada/anfiteatro.
Na rotunda sul, o conjunto escultórico com o título “O mundo do Futebol” referencia a história e percurso ao longo dos tempos do jogo de futebol e da importância e universalidade do desporto, projetando-se os postes verticais de balizas e um elemento esférico, a bola de futebol/globo terreste.
A componente estética, contemporânea e valorizável, utiliza materiais duráveis como os aços corten e polido, não esquecendo e valorizando a iluminação, que à noite assume uma expressão “cénica” e teatral dos conjuntos.