Inês Cardoso Pereira e Mónica Martins, investigadoras do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier, da Universidade Nova (ITQB Nova), em Oeiras, criaram um novo sistema biológico de produção de hidrogénio a partir de bactérias, material sintético e luz.
Inês Cardoso Pereira, líder do Laboratório de Metabolismo Energético Bacteriano, explica que o processo desenvolvido pode trazer diversas vantagens na produção do hidrogénio verde (apontado como futura fonte de energia de descarbonização da economia), por se poder usar resíduos biológicos no processo.
Um sistema mais natural, que pode ainda não ser o mais competitivo, mas que é um forte candidato ao desenvolvimento de protótipos de bio-reatores que produzam hidrogénio verde.
As investigadoras explicam ainda que se trata de uma área entusiasmante e promissora, que poderá ajudar a desenvolver combustíveis sustentáveis e de baixo custo, sem recorrer a catalisadores metálicos caros e raros, cuja produção tem graves consequências.