A terceira sessão de participação e escuta pública, com o objetivo de envolver a comunidade na construção do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação de Oeiras (PMINDO), realizou-se na passada segunda-feira, dia 30 de janeiro, na AERLIS – Associação Empresarial da Região de Lisboa.
O encontro contou com a participação da Vereadora da Câmara Municipal com o pelouro da Igualdade de Género, Filipa Laborinho.
Promovidas pelo Departamento de Desenvolvimento Social, estas sessões já incluíram três encontros com diferentes stakeholders, tanto internos como externos ao Município.
A primeira realizou-se a 14 de janeiro e juntou diretores de agrupamentos de escolas do concelho. Nos dias 28 e 30 de janeiro, as assembleias participativas envolveram várias entidades. O ciclo de auscultação será concluído no dia 4 de fevereiro, com uma nova assembleia na AERLIS.
Este processo colaborativo pretende garantir que o plano corresponda às reais necessidades do concelho e às expectativas das entidades envolvidas, tornando-se um instrumento estratégico para a promoção da igualdade e da não discriminação em Oeiras.
Além destas sessões, o PMINDO será também submetido a uma consulta pública, permitindo que qualquer pessoa ou entidade possa dar o seu contributo para a sua elaboração.