O Município de Oeiras vai apoiar o desenvolvimento de projetos e de iniciativas que, em concertação com as escolas, concorram para o alcance e superação das metas estabelecidas nas orientações curriculares do Ministério da Educação.
Neste sentido, foi aprovada a atribuição de um apoio financeiro, no valor total de 33.099,30€, aos sete Agrupamentos de Escolas e uma Escola Não Agrupada que pretendem implementar o Projeto Academia MyPolis, um ”projeto digital que se propõe transformar as escolas em Academias de Cidadania”.
Segundo um comunicado da Câmara Municipal de Oeiras, este projeto pretende ser uma ferramenta para todas as aulas de Cidadania e Desenvolvimento, “funcionando em parceria com a Spot Games, responsável por gamificar o processo educativo desenvolvendo jogos inovadores para a sala de aula, criaram uma aplicação mobile e web que procura trazer a cidadania para o século XXI, recompensando políticos e cidadãos pela sua participação, tendo como linhas da Direção-Geral da Educação (DGE) a Educação para os Direitos Humanos, Educação Intercultural, Educação para os Media, entre outros”.
“Tendo-se efetuado uma reunião com os responsáveis do Projeto, com o intuito de definir os moldes da sua implementação, atendendo às prioridades identificadas pelo Município, foi decidido que o mesmo seria direcionado para o 3º Ciclo do Ensino Básico, com incidência no 8º ano, cujo currículo contém, como conteúdo de referência, o tema Cidadania e Desenvolvimento. Assim, neste ano letivo de 2019/20, aderiram à implementação do Projeto Academia MyPolis 39 turmas, do 8º ano, dos diferentes Agrupamentos de Escolas do Município”, adianta o mesmo comunicado.
O Município de Oeiras tem definida a intervenção na Educação como prioritária, elegendo como meta a melhoria dos resultados escolares por forma a tornar os alunos do concelho os melhores do País.