A 1ª edição da Bienal Artes & Ofícios | Novo Design, em torno das Manualidades, da Tecnologia, da Inovação e da Sustentabilidade, terá lugar em Oeiras, entre os dias 20 e 25 de setembro.
A diversa programação inclui uma conferência internacional, uma mostra de artesãos e designers, e ainda oficinas de educação patrimonial sobre conservação e restauro.
A Bienal contará com 18 oradores e 40 expositores, destinando-se principalmente aos profissionais dos setores relacionados. O convite é estendido, também, ao público em geral.
Programa
-
20 e 21 de Setembro
> CONFERÊNCIA INTERNACIONAL de 2 dias com a presença dos parceiros nacionais, franceses e europeus, entre outros. A Conferência organiza-se na forma de Painéis Temáticos e com MASTERCLASSES paralelas protagonizadas por alguns dos palestrantes (Masterclasses a ocorrer no Palácio do Egipto). A Conferência ocorrerá na língua portuguesa, inglesa e francesa e com tradução simultânea.
A Conferência Internacional “Craftsmanship in the 21st century – strategies for now” é dedicada ao debate do potencial de desenvolvimento das Artes & Ofícios e do Novo Design, analisando o ecossistema português existente, em diálogo com estudos de casos internacionais relevantes.
Pretendendo iniciar uma discussão revigorante em torno de soluções práticas para a continuidade do saber e da vitalidade do sector artesanal no século XXI, a Conferência reúne um diversificado grupo de oradores convidados, representantes de uma seleção de projetos nacionais e internacionais em curso.
Local: Auditório Municipal Eunice Muñoz
Programa da conferência.
Inscrições.
-
22 e 25 de Setembro
> MOSTRA com a presença, por dia, de cerca de 40 artesãos, designers, makers nacionais e internacionais. Programação, em simultâneo, de Oficinas para público generalista. Haverá ainda dinâmicas de rua, na Praça Pública defronte do Mercado Municipal e do Palácio do Egipto, associadas à temática da Bienal.
Local: Mercado Municipal, Oeiras
> OFICINAS DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL centradas na temática das Artes & Ofícios, Novo Design e Conservação & Restauro do Património móvel e integrado dirigida ao público infantojuvenil, quer em contexto escolar (quinta e sexta da Mostra), quer em contexto individual ou familiar (sábado e domingo da Mostra).
Local: Palácio do Egipto, Oeiras
-
22 de setembro a 22 de outubro
> Breve exposição de CURTAS resultantes de uma seleção de trabalhos, projetos, matérias que compõem a realidade das Artes & Ofícios e do Novo Design em Portugal: pretende-se, com recursos a registos vídeos, agregar, organizar e partilhar a realidade presente desta forma de expressão cultural e, simultaneamente, atividade com forte potencial económico.
Local: Palácio do Egipto, Oeiras
-
22 a 25 de setembro
> MASTERCLASSES organizadas pela Portugal Manual, quatro masterclasses práticas conduzidas por profissionais com know-how e uma vasta experiência em áreas fulcrais como empreendedorismo, comunicação, fotografia e gestão financeira.
22 de setembro – Guia para pequenos empreendedores, por Filipa Belo (Portugal Manual)
23 de setembro – Como vender os meus produtos?, por Paulo Sellmayer (VICARA)
24 de setembro – Estratégias de desenvolvimento de marca para redes sociais, por Cláudia Baltazar
(Social Media & Community Manager)
25 de setembro – Fotografia de produto com smartphone, por Pedro Sadio (fotógrafo e diretor
criativo)
Local: Centro Cultural Palácio do Egipto . Oeiras
Horário: 15h às 17h
-
22 a 25 de setembro
> EDUCAÇÃO PATRIMONIAL Em regime contínuo, estas atividades destinam-se, à comunidade escolar (quinta e sexta) e às famílias e público geral (sábado e domingo). Procurando questionar os métodos de produção e modelos de consumo atuais, bem como o que se perdeu e o que se recuperou na arte de “fazer as coisas com as mãos”, estas atividades trazem ao público uma oportunidade de ver de perto e tocar o mundo das Artes & Ofícios.
Local: Centro Cultural Palácio do Egipto
-
22 a 25 de setembro
> PROGRAMAÇÃO CULTURAL a programação da Bienal A&O ND procura aproximar o cidadão comum das Artes & Ofícios. Em sintonia com este tema, a programação perpassa workshops de mãos-na-massa com os artesãos e makers representados na mostra; oficinas temáticas, experimentais, ligadas aos saberes tradicionais e trazidas por agentes locais; performances musicais em que os instrumentos ilustram eles próprios a manualidade que é mote do evento.
Locais: Mercado Municipal de Oeiras; Centro Cultural Palácio do Egipto; Largo 5 de Outubro.
https://bienalarteseoficios.pt