O Município de Oeiras vai, pelo segundo ano consecutivo, apoiar a realização das Olimpíadas Portuguesas de Biologia (OPB), que consistem num concurso nacional de Ciência, na área da Biologia, destinado a estudantes do ensino Secundário (OPB Sénior).
Nesta 3ª eliminatória são apurados os representantes portugueses das provas internacionais – IBO, Olimpíadas Internacionais de Biologia (julho) e nas OIAB – Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia (setembro).
A participação é aberta a todas as escolas em território nacional (continente e ilhas), públicas ou privadas, que lecionem as disciplinas de Ciências Naturais e/ou Biologia.
A edição de 2023 das OPB vai decorrer entre os dias 21, 22 e 23 de abril, em dois centros de investigação de elevado prestígio em Oeiras – o Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade NOVA de Lisboa (ITQB NOVA) e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).
Durante as Olimpíadas, o Município de Oeiras proporcionará a alunos, professores, investigadores e antigos olímpicos oriundos de vários pontos do país, a participação num programa científico distribuído por alguns espaços emblemáticos do concelho, nomeadamente, através da visita ao Museu Aquário Vasco da Gama, da ação “À Descoberta das Aves” na Quinta de Cima do Marquês de Pombal e da visita guiada aos Jardins do Palácio Marquês de Pombal pelo ilustre biólogo e botânico Professor Fernando Catarino.
O objetivo da Câmara Municipal de Oeiras é contribuir para criar no território as condições para a promoção do potencial de base de conhecimento científico e tecnológico, estimular uma cultura de inovação e apoiar desafios que premeiem o esforço, o talento, o empenho, o trabalho e o mérito de jovens talentos, em prol dos valores do rigor, da ciência, da solidariedade, da multiculturalidade e do respeito entre sociedades.
A organização das OPB está a cargo da Ordem dos Biólogos, em colaboração com o Ciência Viva – Pavilhão do Conhecimento, contando ainda com a parceria do Município de Oeiras e do ITQB NOVA, do INIAV e do Instituto Gulbenkian Ciência (IGC) na realização das provas práticas nos seus laboratórios e dentro das instituições, mas também na preparação dos alunos finalistas que vão representar Portugal no estrangeiro.
A par do convívio e troca de experiências, a realização das Olimpíadas de Biologia em Oeiras vem contribuir para promover os valores da ciência e mobilizar a sociedade, as universidades e institutos de investigação no objetivo comum de consolidar a ciência e inovação como parte da identidade do território.
Refira-se que, o município de Oeiras tem vindo a implementar a Estratégia Oeiras e Ciência e Tecnologia (EOCT) 2020-2025 tirando partido das condições privilegiadas em termos de localização, infraestrutura científica, recursos humanos e valor atribuído à ciência e inovação, mais valias através das quais ambiciona afirmar o concelho como capital nacional da ciência e inovação e, por via da sua ação, produzir um impacto duradouro e sustentado em três grandes esferas, a da educação e sociedade, a da inovação, e a da Internacionalização.
Para tal, estabelece uma agenda estratégica concertada entre os parceiros do ecossistema científico e tecnológico do território do município de Oeiras, mobilizando a sociedade, as universidades, institutos de investigação e empresas no objetivo comum de consolidar a ciência e tecnologia como parte da identidade de Oeiras.
Programa Resumo
6ª feira, 21 de abril
– Dia Mundial da Criatividade e Inovação
- Jantar de receção aos alunos participantes
Sábado, 22 de abril
– Dia Mundial da Terra
- Provas Práticas e Laboratoriais – OPB 2023
ITQB-NOVA e INIAV (08H00-14H00)
- Almoço convívio (Palácio Marquês de Pombal)
- Acolhimento Participantes – OPB 2023
Jardins do Palácio Marquês de Pombal (15H00-16H00)
- Visita Guiada ao Museu Aquário Vasco da Gama
Museu Aquário Vasco da Gama (16H30-17H30)
- À Descoberta das Aves
Quinta de Cima Marquês de Pombal (18H30-19H30)
Domingo, 23 de abril
- Visita Guiada aos Jardins do Palácio Marquês de Pombal
– com o ilustre biólogo e botânico Professor Fernando Catarino
Jardins do Palácio Marquês de Pombal (11H00-12H30)