Foram 54 as propostas apresentadas no âmbito da 2ª edição da ‘Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais’ (RACCI), um projeto do Movimento ‘Cuidar dos Cuidadores Informais’, com o apoio institucional da Merck.
Destas, 42 receberam o selo que visa reconhecer os municípios e as freguesias do território nacional com as melhores práticas e medidas de apoio em benefício das necessidades dos cuidadores informais. Necessidades que, de acordo com o inquérito feito pelo Movimento, vão desde a falta de apoio emocional/psicológico (64,6%), apoios relacionados com Estado (59,1%), apoios financeiros (51,8%), até à necessidade de receber formação específica em algum aspeto do processo de cuidar (41,2%).
De acordo com os representantes das associações que compõem o Movimento e que as avaliaram, receberam este selo os Município que se destacam pelo cumprimento dos critérios definidos e a quem vai ser atribuído um Selo de Mérito. O Município de Oeiras foi um deles, uma vez que, considera o Movimento, a sua “política municipal preconiza o respeito pela dignidade e diversidade das pessoas com mais idade em prol de um envelhecimento bem-sucedido, além de todo o investimento empreendido em 2022 com a aprovação do Plano Local de Oeiras para as Demências”.
Veja também a lista completa das autarquias que receberam o selo.