Oeiras reinventa Magusto e distribui castanhas a instituições, funcionário e nas freguesias
O Município de Oeiras não deixou morrer a tradição de São Martinho, mas devido ao atual contexto pandémico e para garantir as condições de segurança, optou por comemorar o Magusto com a oferta de 5 toneladas de castanhas, uma forma também de ajudar os comerciantes afetados pela quebra de venda de castanhas nesta época.
Habituados à tradicional festa do Magusto de Oeiras que anualmente mobiliza, no dia 11 de novembro, milhares de pessoas ao centro da vila para comer castanhas, o Presidente da Câmara Municipal, Isaltino Morais, optou este ano por oferecê-las aos funcionários do Município, às instituições sediadas no concelho e outras ainda distribuídas em alguns pontos das freguesias.
A distribuição de castanhas foi feita ao longo desta quarta-feira por voluntários que, cumprindo todas as regras de higiene e segurança, levaram algum conforto àqueles que apreciam esta festividade.
“O objetivo desta iniciativa foi cumprido. As pessoas não precisaram de sair de casa, não houve ajuntamentos, tudo correu conforme as regras de segurança e puderam comer as castanhas que tanto gostam, sobretudo os mais idosos, que nesta época gostam deste conforto e estão habituados às castanhas assadas que o Município oferece”, afirmou Isaltino Morais.
Ao todo foram oferecidas 5 toneladas de castanhas, distribuídas por lares, creches, centros de dia, universidade sénior, bombeiros, polícia, entre outras instituições, num total de 106. A oferta estendeu-se também aos funcionários do Município, com castanhas entregues em todos os departamentos. Também as uniões de freguesia Algés, Cruz – Quebrada Dafundo, Oeiras, Paço de Arcos e Caxias, Carnaxide e Queijas, Barcarena e Porto Salvo tiveram castanhas assadas distribuídas nas ruas aos munícipes.
Esta iniciativa permitiu ainda manter o apoio à ACECOA – Associação Comercial e Empresarial dos Concelhos de Oeiras e Amadora, a quem foram adquiridas as 5 toneladas de castanhas, numa altura em que é essencial o apoio aos comerciantes locais.
Distribuição está a decorrer em todas as freguesias do concelho, nomeadamente:
– Algés, Cruz – Quebrada Dafundo,
– Oeiras, Paço de Arcos e Caxias
– Carnaxide e Queijas
– Barcarena
– Porto Salvo