O apartamento municipal onde está sedeada a Associação Ares do Pinhal – Associação de Recuperação de Toxicodependentes, que tem como objetivo intervir no âmbito da saúde e dos comportamentos aditivos e dependências, vai ser requalificado. Para o efeito, a Câmara Municipal de Oeiras atribuiu uma comparticipação financeira, no valor de 20.000,00€, para a realização de obras. O montante será disponibilizado à Associação mediante Contrato de Comparticipação Financeira.
Recorde-se que este equipamento foi disponibilizado pela autarquia àquela Associação, em regime de comodato, em 1989. Localizado em Caxias, este Apartamento de Reinserção constitui-se como uma resposta psicossocial dirigida a pessoas que sofrem de problemas de comportamentos aditivos e dependências que se encontram em fase de reabilitação social.
Como tal, com o objetivo de melhorar as condições de habitabilidade do equipamento, bem como contribuir para o bem-estar dos utentes que nele estão integrados, a Associação solicitou apoio ao Município para a realização de obras de requalificação no mesmo.
Este equipamento constitui-se como um recurso importante no nosso Concelho, pois é uma resposta específica para uma população em risco de exclusão social e que enfrenta dificuldades acrescidas na sua reinserção socioprofissional, nomeadamente no acesso ao mercado de trabalho.
O trabalho realizado pela Associação permite um acompanhamento de proximidade aos utentes com problemas de dependências, quer ao nível do apoio ao alojamento, quer ao nível do apoio psicossocial e psicoterapêutico, auxiliando-os no seu processo de reinserção. O apoio solicitado permitirá realizar as obras necessárias à melhoria das condições de habitabilidade da fração em causa, melhorando o seu usufruto por parte dos utentes.