O Município de Oeiras aprovou a abertura do procedimento para a obra de regularização do troço a céu aberto da Ribeira de Algés, cujo concurso público tem como preço base €520.000,00 (quinhentos e vinte mil euros), ao qual será acrescido do IVA à taxa legal em vigor, com prazo de execução previsto de seis meses.
O Projecto de Regularização da Ribeira de Algés – Troço a Céu aberto visa a requalificação das margens da ribeira de Algés e a sua regularização hidráulica, no troço descoberto, a Norte da Rua Conde Rio Maior, em Algés.
Genericamente, a proposta visa a execução de um leito maior e um leito menor da Ribeira, a partir de bancadas de pedra e a execução de plantações e sementeiras nas duas margens.
Esta empreitada vem na sequência de, em 2022, ter-se executado a obra da Quinta do Bicho da Seda / Quintalão conjuntamente com parte do Projecto de Regularização da Ribeira de Algés que confina com a Quinta do Bicho da Seda. Pretende-se agora executar o remanescente do Projecto de Regularização da Ribeira, sendo que, face aos eventos recentes de cheias e inundações em Algés, nomeadamente na Avenida dos Bombeiros Voluntários, torna ainda mais premente a execução desta obra.
Nesta intervenção global inclui-se o projeto de Regularização Fluvial do Troço a Céu Aberto da Ribeira de Algés, excluindo-se ao projeto original o troço junto ao Quintalão, executado em 2022.
As restantes áreas carecem de futura requalificação profunda, sendo, no entanto, terrenos privados. Para que a execução da presente intervenção de Regularização da Ribeira em terrenos privados foi obtida a autorização dos seus titulares para a sua implementação.