Nos dias 22 e 23 de julho, as Bibliotecas Municipais de Oeiras promovem nas Bibliotecas de Praia, a Oficina À BEIRA D´ÁGUA, dinamizada por Emma Andreetti e Marc Parchow. Será editado um jornal comunitário para ler na praia em 4 fases.
Num ciclo de 4 oficinas, vamos editar uma revista para se ler na praia, criada pelas pessoas que a frequentam. A revista vai recolher mapas que contam histórias, poemas, jogos e desenhos para colorir, da autoria de todas as pessoas que participaram nas oficinas. Depois, a Qual Albatroz desenha-lhe uma capa catita, e temos a revista concluída! No final do mês, uma edição de 200 exemplares da À Beira d’Água estará pronta a ser distribuída nas bibliotecas das praias do município de Oeiras.
Esta será 3ª fase: “Quanto mar cabe numa página? Oficina de blackout poetry”. Backout poetry é uma forma de poesia visual que consiste em destacar palavras (e/ou rasurar outras) em páginas extraídas de livros velhos e já inutilizados. Ao som das ondas do mar, as páginas de um livro velho irão revelar uma mensagem nova e inesperada, e assim levar-nos a criar um poema simultaneamente verbal e visual.
A oficina decorre das 10h00 às 11h30, no dia 22 de julho, na Biblioteca de Praia de Santo Amaro, e no dia 23 de julho na Biblioteca de Praia da Torre.
A atividade destina-se a crianças com mais de 6 anos, acompanhadas pela família/adultos, e também a jovens e adultos. A participação é gratuita e limitada a 15 participantes. Poderá efetuar a inscrição ou pedir mais informações, contactando oeirasaler@oeiras.pt.