A edição de 2022 das Olimpíadas Portuguesas de Biologia (OPB) vai ter lugar nos dias 22, 23 e 24 de abril, em dois centros dois centros de investigação de elevado prestígio em Oeiras – o Instituto de Tecnologia Química e Biologia António Xavier, da Universidade NOVA de Lisboa (ITQB NOVA) e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).
Trata-se de um Concurso Nacional de Ciência, a cargo da Ordem dos Biólogos, em colaboração com o Ciência Viva – Pavilhão do Conhecimento, contando com a parceria do Município de Oeiras, do ITQB NOVA e do INIAV.
O concurso insere-se na área da Biologia e destina-se a estudantes do Ensino Secundário. Na 3ª eliminatória são apurados os representantes portugueses das provas internacionais – IBO, Olimpíadas Internacionais de Biologia (julho) e nas OIAB – Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia (setembro).
Durante as Olimpíadas, o Município de Oeiras proporciona a alunos, professores, investigadores e antigos olímpicos, a participação num programa cultural e científico distribuído por alguns espaços emblemáticos do concelho – o Aquário Vasco da Gama, a Quinta do Marquês de Pombal e Jardins do Palácio e os amplos espaços verdes do Parque dos Poetas – Templo da Poesia.
A iniciativa vem promover os valores da ciência e mobilizar a sociedade, as universidades e institutos de investigação no objetivo comum de consolidar a ciência e a inovação.