A Assembleia Municipal de Oeiras aprovou a primeira alteração ao Orçamento e Grandes Opções do Plano do Município. Esta aprovação significa um aumento de cerca de 52.7 milhões de euros ao orçamento municipal inicial passando, assim, de 171.6 milhões de euros para 224.4 milhões.
Esta revisão contempla também um conjunto de reforços em quadro plurianual relacionados com projetos de caráter estratégico que o Município quer implementar nos próximos quatro anos, entre eles um arquivo centralizado dos serviços municipais (7,7 milhões de euros) e requalificações várias do edificado urbano (6,1 milhões de euros).
“Prevê-se várias intervenções e reabilitação de vias urbanas (6 milhões de euros), investimento em habitação e reabilitação urbana (4,7 milhões de euros), investimentos na qualidade do ambiente e espaços verdes (3,1 milhões de euros)”, adianta a Câmara Municipal de Oeiras, em comunicado.
Neste orçamento estão ainda incluidos investimentos em projetos educativos, instalações e equipamento escolar (2,8 milhões de euros), a aquisição de equipamento para recolha de resíduos sólidos urbanos e transportes de pessoas e mercadorias (2,5 milhões de euros).
Está ainda prevista a implementação de redes de fibra ótica, ações de cibersegurança, infraestruturas informáticas e gestão documental para programas educacionais no concelho de Oeiras (1,3 milhões de euros) e, por fim, o reforço da capacidade interna para execução de obras por administração direta (1,1 milhões de euros).