O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, visitou na passada quinta feira os ensaios da Orquestra Geração, que acontecem na Escola Básica Amélia Vieira Luís, do Agrupamento de Escolas de Carnaxide-Portela.
Esta visita, que aconteceu no dia 15 de março, teve como objetivo conhecer o trabalho desenvolvido pela Orquestra Geração com os alunos deste Agrupamento e perceber a metodologia que tem conduzido ao sucesso deste projeto, junto dos alunos e da comunidade. Além do Presidente da CMO, estiveram também presentes na visita à Escola Básica (EB) Amélia Vieira Luís, os Vereadores Pedro Patacho, Carla Rocha e Teresa Bacelar, o Diretor Municipal da Educação, Desenvolvimento Social e Cultura, Jorge Barreto Xavier, a Diretora do Departamento de Educação, Maria Paula Rodrigues, bem como a Diretora do Agrupamento de Escolas (AE) Carnaxide-Portela, professora Teresa Silva.
No ano letivo de 2022-2023, a Orquestra Geração envolve 133 alunos das escolas do concelho. Ainda no AE Carnaxide-Portela, na EB Amélia Vieira Luís, existe uma orquestra que envolve 155 crianças do jardim de infância, a ‘Orquestra dos Afetos’.
A Orquestra Geração é um programa desenvolvido no âmbito escolar e envolve múltiplos intervenientes (escola, família, autarquias), no qual predomina um trabalho de grupo voltado para a construção de um pensamento crítico, criativo e para a aquisição de competências essenciais que possibilitam a inclusão social, a convivência multicultural na escola e uma forte apetência pelo trabalho em equipa, onde valores como a cooperação, o rigor, o esforço e o respeito pelo outro são essenciais.
Existem 3 núcleos da Orquestra Geração em escolas do concelho de Oeiras: 2 orquestras sinfónicas, uma na EB Amélia Vieira Luís (AE Carnaxide-Portela) e outra na EB João Gonçalves Zarco (AE Santa Catarina), e uma orquestra de jazz, que funciona na EB Professor Noronha Feio (AE Linda-a-Velha e Queijas).