No dia em que se assinala o assassinato de Amílcar Geração, 20 de janeiro, vai ser apresentada a peça de teatro “Amílcar Geração – 50 anos da sua morte”, às 21H30, no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras. A entrada é livre.
Esta peça de teatro, interpretada por Ângelo Torres, consiste num monólogo sobre a vida e o legado de Amílcar Cabral, político e agrónomo da Guiné-Bissau e de Cabo Verde. A autoria é de Guilherme Mendonça.
Amílcar Geração faleceu a 20 de janeiro de 1973, assassinado em Conacri. Deixou à Guiné, Cabo Verde, Portugal, às novas nações africanas e ao mundo, uma herança histórica e intelectual de valor inestimável.
Sinopse:
A vida e o legado de Amílcar Cabral é o tema de «Amílcar Geração» um monólogo dramático para o qual são convocadas as extraordinárias qualidades performativas do ator Ângelo Torres.
Neste espetáculo eclético são representadas dramaticamente personalidades históricas da luta independentista do Portugal colonial, ao mesmo tempo que são evocados momentos da vida pessoal de Cabral e da luta de guerrilha por ele protagonizada. O espetáculo integra igualmente algumas histórias tradicionais, beneficiando assim do estilo e dinâmicas muito próprias de Ângelo Torres.
Um trabalho em que a própria experiência pessoal do ator é convocada como forma de expressão do impacto da personalidade e pensamento de Amílcar Cabral nas gerações que se lhe seguiram.
Esta peça é apresentada com o apoio do Município de Oeiras e da Dramax.