O Grupo Jerónimo Martins decidiu antecipar o horário de abertura da “maioria das suas lojas” Pingo Doce para as 06:30, no fim de semana. Esta decisão surge no seguimento das limitações de circulação, impostas pelo Governo. A principal finalidade será evitar a concentração de pessoas durante a manhã. “O Pingo Doce vai abrir a maioria das suas lojas às 06:30 e encerrar às 22:00, procurando assim contribuir para evitar a concentração de pessoas nas lojas no período da manhã”, diz fonte oficial da Jerónimo Martins, citada pelo Executive Digest.
Também a Sonae MC informa que “tal como aconteceu na 1.ª vaga da pandemia”, está a “analisar a situação e a ajustar os horários das lojas Continente a cada concelho, de forma a maximizar a segurança e o conforto” dos clientes. “Neste momento já antecipámos o horário de abertura de algumas lojas para as 08:00 e estamos também a estender os horários de encerramento”, acrescentou.
O primeiro-ministro, António Costa, anunciou no passado fim de semana que a circulação estará limitada nos próximos dois fins de semana entre as 13:00 de sábado e as 05:00 de domingo e as 13:00 de domingo e as 05:00 de segunda-feira nos 121 concelhos de maior risco de contágio. Foi ainda imposto recolher obrigatório entre as 23:00 e as 05:00 nos dias de semana, a partir de segunda-feira e até 23 de novembro, nos 121 municípios mais afetados pela pandemia.
Segundo o decreto que regula a aplicação do estado de emergência, são permitidas as “deslocações a mercearias e supermercados e outros estabelecimentos de venda de produtos alimentares e de higiene, para pessoas e animais”.