A sessão pública de esclarecimento do Plano de Ação Energia e Clima de Oeiras (PAECO 2030+) vai ter lugar no dia 19 de julho, pelas 18h, na Sala Multiusos do Palácio dos Anjos, em Algés.
Nesta sessão será apresentado à população o PAECO 2030+, um documento fundamental para a definição das estratégias de mitigação e adaptação às alterações climáticas no concelho. Este plano visa promover um desenvolvimento urbano sustentável e aumentar a resiliência local aos impactes climáticos previstos.
O PAECO 2030+ considera os seguintes objetivos estratégicos:
• Proteger e assegurar o bem-estar das pessoas em contexto de alterações climáticas e de transição energética;
• Assegurar a competitividade da economia, considerando as vulnerabilidades climáticas do território e os objetivos de descarbonização;
• Aumentar a resiliência das infraestruturas construídas e naturais, face às alterações climáticas;
• Promover o conhecimento e o envolvimento da comunidade, relativamente às alterações climáticas e aos seus impactos.
Este documento integra um conjunto de ações concretas que pretende fortalecer a resiliência das infraestruturas e da comunidade face aos desafios climáticos esperados. Este plano está alinhado com os compromissos de neutralidade carbónica até 2050, estabelecidos tanto a nível europeu como nacional, e visa alcançar uma redução de 70% nas emissões de carbono até 2030, em comparação com os níveis de 2008.
Durante um período de consulta pública, que está a decorrer desde 5 de junho até 30 de agosto de 2024, a população e as partes interessadas têm a oportunidade de contribuir com ideias e sugestões para a versão final do PAECO 2030+.
Para mais informações sobre o PAECO 2030+ e o processo de consulta pública.