Perante a evolução da pandemia, o Maratona Clube de Portugal (MCP) adiou a realização da EDP Meia Maratona de Lisboa, e das provas associadas, para o dia 8 de maio, data para a qual estava agendada a Lisbon ECO Marathon.
Uma vez que não é viável organizar duas provas desta dimensão na mesma data, a Podium decidiu cancelar a edição de 2022, dando aos participantes inscritos as opções de: Transferir, sem custos, a sua inscrição para provas organizadas pelo Maratona Clube de Portugal ou Solicitar a devolução do valor da inscrição já pago.
Foram já estabelecidos os contactos com todos os inscritos de ambas as provas dando conta destas alterações.
A Podium e o MCP acreditam que estas opções respondem à vontade dos corredores, permitindo a quem pretender participar numa prova no dia 8 de maio ter uma alternativa válida.
“Adiar uma prova é sempre uma decisão difícil ainda mais quando se vai sobrepor a outra. Uma vez que não é possível realizar as duas provas no mesmo dia, queremos agradecer a compreensão da Podium e enaltecer a sua abertura para encontrarmos esta solução, oferecendo aos inscritos a possibilidade de correrem uma das provas organizadas pelo Maratona Clube de Portugal.”, diz Carlos Moia, presidente do clube.
A Podium, Vasco Empis, afirma que “a pandemia e as constantes diretrizes do Governo têm exigido constantes adiamentos, em termos de realização de eventos desportivos. Tudo tem estado condicionado e não tem havido um normal decorrer das provas, o que inevitavelmente leva a uma maior concentração de corridas, no calendário nacional e anual de corridas. Estamos a comunicar com os atletas e esperamos a melhor compreensão dos mesmos”.
O objetivo principal de ambas as partes é continuar a promover a atividade física, acessível a todos. Motivar pessoas a participar em corridas, tanto em contexto competitivo, como num contexto lúdico. É importante promover a prática de desporto ao ar livre, ainda mais importante agora, neste contexto pandémico que se vive.
Maratona Clube de Portugal e Podium
Notas de Editor:
O Maratona Clube de Portugal
Fundado em 1989, o Maratona Clube de Portugal é uma associação desportiva que organiza hoje cinco das provas de atletismo de estrada mais relevantes e populares em Portugal, juntando mais de 80.000 participantes todos os anos.
Reconhecidas internacionalmente, as suas provas trazem milhares de participantes estrangeiros a Portugal, gerando um impacto económico, de milhões de euros, para a cidade de Lisboa, para Portugal e para os seus parceiros.
Em 2021, a EDP Meia Maratona de Lisboa voltou a trazer o recorde do mundo da distância para Portugal, com a vitória de Jacob Kiplimo, com o tempo 57:31. Este recorde mundial está já homologado com a re-remedição oficial do percurso, feita no passado dia 8 de jan., por um medidor oficial, indigitado pela World Athletics e com os resultados antidopagem negativos.
A Podium
É uma empresa de Marketing Desportivo, que tem como objeto a promoção, divulgação e realização de eventos em diferentes modalidades, com principal foco no ciclismo.
Desenvolve eventos desportivos nos calendários internacionais das mais diversas modalidades, e potencia a presença das marcas envolvidas através de ações específicas de ativação.
A Podium organiza a Volta a Portugal em bicicleta e outras provas do calendário nacional desde 2001.