O preço dos combustíveis voltou a aumentar esta segunda-feira. Segundo adianta a RTP, esta ”crónica de uma subida anunciada” vai abranger tanto a gasolina como o gasóleo deverá rondar cerca de um cêntimo por litro.
Segundo a SIC Notícias, esta é a 35.ª vez que os combustíveis sobem este ano e os consumidores mostram-se preocupados e esperam que a subida do gasóleo e da gasolina não faça aumentar os preços de bens essenciais.
Em setembro, Portugal tinha a quinta gasolina mais cara da Europa e em outubro, desceu para sétimo lugar, já que os combustíveis têm aumentado também noutros países europeus. Nos Países Baixos é onde se paga mais caro por um litro de gasolina simples: mais de 1,90 euros.
No gasóleo, Portugal surge em nono lugar, numa lista liderada pela Suécia. A diferença é quase 40 cêntimos por litro.
Na sexta-feira, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, referiu que o aumento dos preços, nomeadamente dos combustíveis, deverá ser temporário, apesar de “aparentemente descontrolado”, lembrando que o petróleo negociou a preços negativos durante a crise. “As análises, a nível europeu, dizem-nos que os efeitos são temporários e de natureza fiscal […]. Quero recordar que se transacionou petróleo a preços negativos durante a crise”, disse Mário Centeno.