Tem por hábito deixar os aparelhos elétricos em stand-by? A Selectra explica-lhe como isso pode estar a afetar a sua fatura de eletricidade.
Deixar o telemóvel a carregar durante toda a noite, utilizar o comando para desligar a televisão ou não retirar da tomada os equipamentos depois de os usar. Todos estes são erros que cometemos diariamente em nossas casas sem darmos grande importância, mas que consomem energia desnecessariamente.
E provavelmente muito mais do que imagina…
Sabia que segundo um estudo realizado na União Europeia, o consumo médio de eletricidade dos equipamentos elétricos em stand-by representa cerca de 11% da energia total que é consumida por habitação? Isto significa que para além de estar a contribuir para o crescimento da sua pegada ecológica, está também a aumentar o valor da fatura que paga todos os meses.
E já alguma vez pensou efetivamente no preço que está a pagar por eletrodoméstico cada vez que odeixa em modo stand-by? A Selectra- especialista na comparação de tarifas- fez as contas por si e explica-lhe qual o aparelho que mais energia consome e qual o reflexo que isto vai trazer à sua fatura ao final do mês.
Quais os aparelhos que mais energia gastam em stand-by?
Para perceber qual o impacto que cada aparelho em standby representa no seu orçamento ao final do mês, a Selectra escolheu para fazer esta estimativa, alguns dos equipamentos que temos por hábito deixar em casa ligados neste modo, com base numa potência de energia contratada de 6.9 kVA:
Desde já, fique a saber que o preço vai sempre variar consoante tenha ou não uma tarifa bi-horária ou simples, assim como do tempo que deixa os aparelhos a funcionar neste modo.
Para fazer este cálculo, a Selectra definiu os seguintes intervalos temporais, considerando que durante as restantes horas os equipamentos estão a ser utilizados:
●Computador: 5h/dia
●Televisão: 16h/dia
●Carregador: 19h/dia
●Box: 16h/dia
●Microondas: 23h/dia
Embora o carregador de telemóvel seja um dos que está em média mais tempo em stand-by, é no entanto, o mais económico de todos. Qual o motivo? Porque é também um dos que menos energia consome quando se encontra neste modo, e por isso menor impacto causa na sua conta de eletricidade.
Por outro lado, entre estes aparelhos, o segundo que tende a consumir mais watts (W) (em 1º lugar está o computador) e por isso, mais energia, é a televisão, o que significa que é também o mais caro, mesmo que esteja em stand-by durante menos tempo que o microondas, por exemplo.
Qual o impacto mensal na minha fatura da electricidade?
Os valores podem-lhe não parecer muito significativos, mas suponha que na sua habitação tem 1 microondas, 2 televisões com as suas respetivas boxes, 4 carregadores ligados à tomada em simultâneo e ainda 3 computadores.
Quanto é que será que a sua família vai pagar a mais por mês se tiver uma tarifa de eletricidade simples?
Feitas as contas com base nos valores apresentados acima, a sua fatura de eletricidade vai aumentar em cerca de 5,56€ por mês o que perfaz um total de 66,72€ anuais.
Este é um valor que, por si só, já se considera bastante significativo, mas não se esqueça que se trata apenas de uma amostra! Isto porque o número de dispositivos que acabamos por deixar ligados diariamente é muito maior, e por isso é de calcular que o preço que paga anualmente seja também ele muito superior.