O Prémio Gulbenkian Património – Maria Tereza e Vasco Vilalva, no valor de 50 mil euros, distingue projetos de excelência na área da conservação, recuperação, valorização ou divulgação do património português, imóvel ou móvel.
Correspondendo à vontade manifestada por Maria Tereza Burnay de Almeida Belo Eugénio de Almeida de homenagear a memória do seu marido Vasco Vilalva, mecenas a quem o país, e em particular o Alentejo, muito deve na área da recuperação e da valorização do património, a Fundação Calouste Gulbenkian criou um prémio anual com o seu nome, destinado a assinalar intervenções exemplares em bens imóveis ou móveis de valor cultural que estimulem a preservação e a recuperação do património.
Atribuído pela primeira vez em 2007, após a morte da Condessa de Vilalva, em 2017, o Prémio recebeu o nome de Maria Tereza e Vasco Vilalva.
As candidaturas decorrem até ao próximo dia 31 de março. As candidaturas devem ser apresentadas exclusivamente em formato digital (ficheiros PDF) e enviadas por correio eletrónico para: premio.gulbenkian-vilalva@gulbenkian.pt
No caso de os candidatos pretenderem adicionar à candidatura maquetes ou outras componentes ilustrativas e/ou visuais das intervenções, de grande dimensão, um exemplar será suficiente para efeitos de avaliação. Esse exemplar deverá ser endereçado a:
Prémio Gulbenkian Património – Maria Tereza e Vasco Vilalva
Programa Gulbenkian Cultura
Fundação Calouste Gulbenkian
Av. de Berna, 45 A
1067-001 Lisboa