O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve à conversa com alunos de Oeiras, ontem, dia 28 de setembro, no Auditório do Taguspark, sobre o Dia da Democracia, um projeto da Juventude de Oeiras, da Juventude Socialista e da Juventude Social Democrata, apoiado pelo Município de Oeiras e pela Associação SEDES.
Marcelo Rebelo de Sousa esteve no evento durante três horas, disponível para responder às perguntas que alguns alunos lhe colocaram acerca do significado e importância da Democracia.
“Esta é a vossa festa, este é o vosso dia. Todos deviam ser dias da democracia porque, quando não o for, será dia da ditadura”, referiu o Presidente da República no início da sua intervenção.
O ‘Dia da Democracia’, que contou também com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e do Executivo Municipal, pretende incentivar a participação cidadã, a expressão de ideias individuais e também respeitar a pluralidade de opiniões e o interesse comum.
“É fundamental que os jovens conheçam a realidade em que vivemos atualmente, a realidade democrática, os valores, os direitos fundamentais, os direitos humanos, as regras com quais se gere o nosso sistema político”, sublinhou Isaltino Morais, na sua intervenção.
Através deste projeto, pretende-se que os jovens que frequentam as escolas secundárias do Concelho de Oeiras tenham o seu primeiro contacto com a política, de forma informada e plural, partilhando estes valores comuns.
“As autarquias locais são exatamente um exemplo de escola democrática. Nas Câmaras Municipais e na Assembleia Municipal existem representantes de todos os partidos políticos e é fundamental que os jovens do nosso concelho, os jovens portugueses, sejam capazes de se consciencializar de que a democracia não é um dado adquirido, é preciso lutar por ela todos os dias e aprofundá-la. E, por isso, é fundamental esta discussão sobre a democracia, a sua importância e a sua evolução.”, reforçou o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras.