Já arrancou a primeira edição do UPSkill – Digital Skills & Jobs, um programa de formação profissional na área das tecnologias de informação (TIC), que conta com 500 vagas de emprego na área das tecnologias de informação em 13 empresas.
Este programa destina-se a pessoas desempregadas com o ensino secundário ou o ensino superior, que pretendam obter qualificações na área das tecnologias digitais. Ali realizarão uma formação intensiva de seis meses em áreas específicas como programação Java, Phyton, gestão de plataformas cloud ou programação low-code. Após três meses farão uma formação em contexto empresarial, com a possibilidade de contratação.
Segundo adianta o ECO, os participantes têm direito a uma bolsa equivalente ao salário mínimo nacional.
O programa arranca em setembro de 2020 e, em março de 2021, os formandos integram os estágios em contexto empresarial, inseridos em empresas com um salário mínimo de referência de 1.200 euros.
A campanha de angariação de novas adesões decorrerá até setembro para qualquer empresa que necessite profissionais nas áreas digitais. No caso dos formandos, os candidatos devem ter o 12.º ano concluído e domínio da língua inglesa. As candidaturas podem ser submetidas no site oficial do programa.