A tradição cumpriu-se e ontem, dia 27 de agosto, realizou-se a Procissão Solene Bênção dos Barcos e do Mar, que teve início na Igreja Paroquial de Paço de Arcos e percorreu vários pontos da vila. Esta procissão faz parte do programa religioso das Festas do Senhor Jesus dos Navegantes que decorrem até 3 de setembro, no Jardim Municipal de Paço de Arcos.
A população pôde assistir à cerimónia que assinalou a Bênção dos Barcos e do Mar, na Praia Velha de Paço de Arcos. A imagem do Senhor Jesus dos Navegantes chegou numa das embarcações, sendo, em seguida, transportada pelos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos, em procissão, em direção à Igreja Paroquial.
Na passada sexta-feira, dia 25, realizou-se a procissão do Senhor Jesus dos Navegantes desde a Ermida do Senhor Jesus dos Navegantes até à Igreja Paroquial de Paço de Arcos, tendo sido transportada a imagem do Senhor Jesus dos Navegantes com o acompanhamento da Fanfarra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos.
A acompanhar as cerimónias, junto da população, estiveram o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, a Presidente da União das Freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, Madalena Castro, e os Vereadores Carla Rocha e Nuno Neto.
Esta tradição remonta a 1712, quando Paço de Arcos tinha apenas 35 vizinhos, uma fonte, a Ermida do Bom Jesus dos Navegantes, imagem considerada milagrosa, e ainda duas grandes quintas.
Este padroeiro era venerado pelos marinheiros locais e de outras paragens, que se abrigavam das tempestades na enseada de Paço de Arcos.
Os festejos tiveram início no ano de 1873, quando a Ermida existente junto ao Palácio dos Arcos foi reconstruída.
As Festas do Senhor Jesus dos Navegantes decorrem até 3 de setembro, no Jardim Municipal de Paço de Arcos. Fique a conhecer a programação completa e venha divertir-se em família ou com amigos!