O ‘Programa Oeiras Mar 2030’ foi apresentado nesta quarta-feira, dia 13 de março, na World Ocean Summit, no Centro de Congressos de Lisboa, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, do Vereador Pedro Patacho e demais membros do Executivo Municipal.
O Município de Oeiras juntou-se ao Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, entidade gestora do Cluster da Economia Azul de Portugal, certificada e reconhecida pelo Ministério da Economia e do Mar – na World Ocean Summit com o objetivo de apresentar este novo programa, que se trata de uma estratégia municipal que visa acelerar dinâmicas e posicionar o território como um polo relevante de inovação na área da Economia Azul.Para o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, a estratégia apresentada traduz-se no primeiro passo para grandes projetos que serão desenvolvidos no concelho e que têm como premissa principal a sustentabilidade e valorização da Economia do Mar.
“Oeiras é o centro de investigação por excelência e reunir projetos ligados à Ciência e Inovação para serem desenvolvidos no nosso território, aqui ligados ao Mar, é prova da aposta estratégica deste Município nesta matéria”, sustentou.
O evento, centrado na estratégia desenvolvida por Oeiras para a Economia do Mar, integra a sessão Hosted By Session – OEIRAS BLUETECH VALLEY – IGNITION SESSION incluída na décima primeira edição da World Ocean Summit & Expo e tem como objetivo promover a discussão sobre as ações a desenvolver para uma economia sustentável dos oceanos.
O enviado especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para os Oceanos, Peter Thomson, iniciou a sessão, que também incluiu uma intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e do Presidente da Direção do Fórum Oceano, António Nogueira Leite.
Esta foi uma oportunidade para o Município de Oeiras que, tendo sendo anfitrião neste dia, poder mostrar o trabalho desenvolvido a parceiros estratégicos do território e criar oportunidades de investimento que se enquadrem nos eixos de orientação estratégica incluídos no Programa Oeiras Mar.
O Município afirmou o propósito de, com o Fórum Oceano, estabelecer formas de trabalho conjuntas que impulsionem a criação de um cluster empresarial do Mar em Oeiras, o Bluetech Valley, designadamente na angariação de parcerias e investidores (nacionais e internacionais) para a infraestrutura de inovação a criar.
O World Ocean Summit & Expo contou com mais de 200 oradores especializados e reunirá a mais vasta secção da comunidade dos oceanos, desde o mundo empresarial e financeiro ao governo, aos decisores políticos nacionais e internacionais, à sociedade civil e ao mundo académico.
A cimeira apresenta-se como a plataforma perfeita para inspirar novas parcerias, soluções e estratégias para dar cumprimento às metas de 2030 do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 das Nações Unidas.