15 C
Oeiras Municipality
Seg 23 Dezembro 2024
Inicio Ciência Projeto de ciência cidadã 'Oeiras Experimenta' premiado e financiado pela União Europeia

Projeto de ciência cidadã ‘Oeiras Experimenta’ premiado e financiado pela União Europeia

O projeto ‘Oeiras Experimenta: Culturas Climaticamente Inteligentes para a Produção Alimentar Sustentável’, dinamizado através de um consórcio entre o Município de Oeiras e o ITQB NOVA, foi recentemente premiado e financiado pelo Impetus4sc, um prestigiado programa da União Europeia que tem como missão aproximar a Ciência Cidadã da sociedade e dos decisores políticos e reconhecer o seu papel na resposta aos maiores desafios dos nossos tempos.

Com um financiamento de 20 mil euros, atribuído no âmbito do tema ‘Ciência Cidadã para Estilos de Vida Sustentáveis/Alimentação Justa e Sustentável’,​​​ o ‘Oeiras Experimenta’ tem como principal objetivo contribuir, com a ajuda dos cidadãos e dos decisores políticos, para a investigação científica nas áreas da agricultura e alimentação sustentável no contexto das alterações climáticas, em especial da seca.

O ‘Oeiras Experimenta: Culturas Climaticamente Inteligentes para a Produção Alimentar Sustentável’ é um projeto de Ciência Cidadã enquadrado na missão do Programa Ciência + Cidadã e desenvolvido numa estreita parceria entre o ITQB NOVA e o Município de Oeiras. Este projeto está a ajudar a dinamizar um Laboratório Vivo na Quinta de Cima do Marquês do Pombal em Oeiras, com a participação ativa de cidadãos.

O ‘Oeiras Experimenta’ tem como objetivo estudar os impactos das alterações climáticas no crescimento e produtividade de plantas e, desta forma, investigar culturas alternativas que possam ser mais resistentes à seca, como o sorgo, o milho painço, a quinoa, variedades nacionais de arroz, e variedades tolerantes de cereais de inverno, ou em desuso, como é o caso do chícharo. Os investigadores e os cientistas cidadãos utilizam ferramentas inovadoras, como equipamentos de fenotipagem, que incluem drones com câmaras RGB, térmicas e multiespectrais, para estudar as respostas e os mecanismos de adaptação das plantas ao ambiente. Isto permite selecionar as variedades de culturas mais resistentes a climas extremos.

Segundo a Comissão Europeia a Ciência Cidadã é a participação pública “em atividades de investigação científica quando os cidadãos contribuem ativamente para a ciência, quer com o seu esforço intelectual ou com o conhecimento envolvente, quer com as suas ferramentas e recursos” (2014)

A Ciência Cidadã é um pilar essencial da Ciência Aberta, oferecendo a todos a oportunidade de contribuir ao nível local, nacional e internacional para a investigação científica, inovação e formulação de políticas fundamentadas em evidências. Os cidadãos têm assim a possibilidade de participar nas várias fases do processo científico, desde a recolha, interpretação e análise de dados até a divulgação e disseminação dos resultados.

Pessoas de todas as idades podem colaborar e visitar o terreno do ‘Oeiras Experimenta’ na Quinta de Cima do Marquês de Pombal, em Oeiras, e contribuírem como cientistas cidadãos para os projetos de investigação que estão a decorrer.

Para saber mais sobre o ‘Oeiras Experimenta’ e sobre como participar enviar email para oeirasexperimenta@itqb.unl.pt.

- PUB -

Os mais lidos

SIMAS Oeiras e Amadora promoveu entrega de cabazes de Natal aos seus colaboradores

No dia 17 de dezembro de 2024, o Conselho de Administração dos SIMAS promoveu a entrega anual de cabazes de Natal, espalhando alegria e...

Oeiras Vegan Market regressa ao Jardim Municipal de Oeiras

Celebre o espírito natalício de forma consciente e sustentável no Oeiras Vegan Market, a 22 de dezembro, das 11h às 18h, no Jardim Municipal...

Em dezembro também há xadrez na Fábrica da Pólvora

Dezembro também é um mês marcado pelo xadrez, com a realização de torneios no dia 22 de dezembro, na Fábrica da Pólvora. A iniciativa, organizada...

Requalificação da Ribeira de Algés

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, anunciou que o Município e o Ministério do Ambiente chegaram a acordo para se avançar...

Comentários Recentes