17.5 C
Oeiras Municipality
Seg 25 Novembro 2024
Inicio Sociedade ''Projeto Gira no Bairro'' desenvolvido na Esquadra de Caxias quer quebrar preconceitos

”Projeto Gira no Bairro” desenvolvido na Esquadra de Caxias quer quebrar preconceitos

A Mundos de Papel e a Polícia de Segurança Pública (PSP) desenvolvem há um ano na Esquadra de Caxias o Projeto Gira no Bairro – Uma Esquadra Aberta à Comunidade, um trabalho ativo e diário com jovens desfavorecidos que aborda várias questões desde o racismo, violência policial, injustiça social, entre outras.

 

Trata-se de uma iniciativa pioneira em Portugal que tem como objetivo principal quebrar preconceitos e estereótipos entre a comunidade, com foco em jovens de risco, e os agentes das forças de segurança da PSP.

 

Desde Junho de 2019 aderiram mais de 30 agentes da PSP de diferentes esquadras da divisão de Oeiras e mais de 90 jovens desenvolvendo em conjunto mais de 300 sessões. No apoio a alguma desta atividades participaram cerca de 30 voluntários.

 

Estes encontros pretendem promover a inclusão e a cidadania, através de atividades de apoio ao estudo, de arte-terapia, desportivas, de sensibilização e educação.

 

Muitas das atividades acontecem quer no interior quer no espaço exterior, mas também se realizam muitas visitas lúdico-pedagógicas a museus, jogos de futebol, parques de aventuras, eventos culturais entre outros.

 

O projeto responde principalmente aos jovens do bairro social Dr. Francisco Sá Carneiro em Caxias – Laveiras, mas abrange ainda outros jovens e instituições da localidade, como é o caso dos jovens sob tutela da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais que estão no CEPAO – Centro Educativo Padre António Oliveira.

 

“As ideias iniciais do projeto remontam a dezembro de 2018 quando se começou a desenhar as bases de parceria entre a Mundos de Papel Associação e a PSP – Divisão de Oeiras.  O projeto nasce da necessidade de estabelecer relações harmoniosas e de confiança entre os jovens da comunidade e as forças de segurança. Todas as ações visam estabelecer uma relação positiva e de aprendizagem entre os jovens e as forças de segurança”, informa um comunicado emitido por estes parceiros.

 

A Associação Mundos de Papel com o Projeto Gira no Bairro, Uma Esquadra Aberta à Comunidade acredita que é necessário agir e encontrar soluções face ao que assistimos recentemente e às manifestações que ocorreram um pouco por todo o mundo.

 

Este é também o sentir dos jovens residentes no Bairro Dr. Francisco Sá Carneiro e que frequentam regularmente as atividades do projeto. Hoje não vêem mais a esquadra como outrora, mas como uma esquadra que dá oportunidades.

 

Todo o trabalho deste projeto desenvolvido pela Mundos de Papel Associação pode ser acompanhado em www.mundosdepapel.pt e respetivas redes sociais (facebook e instagram – @mundosdepapel.associacao).

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Apresentação do Jogo Sério Digital ‘All Sustainable’

O jogo sério digital do projeto ‘All Sustainable’, que tem como objetivo ensinar conceitos de sustentabilidade, será apresentado no próximo dia 27 de novembro,...

Praça das Liberdades | Antecâmara do 25 de novembro: O Cerco ao Parlamento

‘Antecâmara do 25 de novembro: O Cerco ao Parlamento’, é o tema da 21ª edição da Praça das Liberdades, que terá lugar na Livraria...

Taguspark. Oeiras recebe o Advanced Air Mobility Summit Portugal

Oeiras recebe o Advanced Air Mobility Summit Portugal. Nos dias 25 e 26 de novembro, o Auditório do Taguspark, em Oeiras, será palco da 2.ª...

‘Marnie’ é o próximo filme nas MasterClasse do Cinema ”Redescobrir Alfred Hitchcock”

‘Redescobrir Alfred Hitchcock’ é o do temas das MasterClasses Cinema de 2024, no Auditório Municipal José de Castro, em Paço de Arcos. Durante o ano...

Comentários Recentes