A partir desta quarta-feira é esperada uma subida das temperaturas em todo o País. Segundo declarações da meteorologista Patrícia Marques, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), citada pelo “PÚBLICO”. A partir desta quarta-feira, as temperaturas “começam a subir de forma gradual e de acordo com o que nós temos nos nossos modelos”, explica.
Apesar de ser um aumento sentido em todo o País, o IPMA garante que as regiões de maior calor serão Évora, Beja, Santarém e Castelo Branco que, “por norma, são as regiões mais quentes”, contudo, a especialista diz não estar prevista uma onda de calor nem se poder referir a este aumento gradual das temperaturas como tal.
“Meteorologicamente falando, são precisos mais de cinco dias com temperaturas acima da média [para ser considerada uma onda de calor]. Vamos ter quatro dias e, se calhar, o Alentejo nem chega a estar a acima da média”, continua, reforçando que, nesta fase, o calor que se espera para região da Península Ibérica não é pouco comum tendo em conta a estação do ano.