Se quiser poupar algum dinheiro com o seu IMI de 2022 tem até ao final desta semana, sexta-feira dia 31 de dezembro, para solicitar às Finanças a atualização do valor da sua casa.
Segundo adianta a MultiNews, os dados de que vai precisar estarão na caderneta predial (a mais recente), que pode consultar a qualquer momento no Portal das Finanças.
Através do simulador da DECO, vai ficar a saber se pode ou não poupar em 2022. Caso possa, só tem de preencher o modelo 1 do IMI a solicitar a atualização do valor da casa e entregá-lo nas Finanças. O simulador dá todas as instruções.
Passo 1: confirmar quanto vale a sua casa
O valor patrimonial tributário de um imóvel é o valor sobre o qual irá ser aplicada a taxa de imposto a fixar por cada município. É calculado com base num conjunto de parcelas, tais como a área, a localização, o nível de conforto ou idade da casa e ainda se é a sua habitação permanente ou de férias. Estas parcelas pouco alteram, mas há duas que fogem à regra: o valor de construção e o coeficiente de vetustez.
Isenção: quem pode usufruir
Quem compra uma casa, pode pedir a isenção do IMI, por um máximo de três anos, desde que seja para habitação própria e permanente e o valor patrimonial tributário não exceda 125 mil euros. Além disso, o rendimento anual sujeito a imposto do agregado familiar do proprietário tem de ser inferior a 153.300 euros.
As famílias com rendimento anual bruto até 15.295 euros e com imóveis (rústicos e urbanos) com valor total até 66.500 euros também não pagam IMI. O pedido de isenção deve ser apresentado, no máximo, até 60 dias após os 6 meses seguintes à compra, fim da construção ou beneficiação do imóvel. A isenção é automática, ou seja, não há necessidade de a solicitar ao Fisco. A isenção só é concedida duas vezes ao mesmo contribuinte ou agregado familiar.
Se tiver dívidas, por exemplo, à Segurança Social, a isenção pode não ser concedida.