O Quintalão, agora denominado Quinta do Bicho da Seda, em Algés, vai ser inaugurado no dia 21 março, às 16h, pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, com transmissão em direto no Facebook do Município de Oeiras.
Com uma área de 3500m2, este espaço fica localizado no futuro Parque Urbano de Algés (com cerca de 17.000m2), na margem direita da Ribeira de Algés. Ali foi recriada a memória deste espaço agrícola com pomares, com novas referências para uma utilização que se quer mais atual.
O espaço central foi recriado à imagem de um pomar de recreio, indissociável do elemento água, com a inclusão de uma alameda dupla de amendoeiras ladeando um canal de água que se desenvolve em cascata ligando dois tanques a cotas diferentes. As estruturas antigas mais significativas, nomeadamente o poço, o tanque e a nora foram recuperados.
A norte, foi definida uma grande área relvada delimitada por maciços arbustivos e que no seu interior alberga um espaço de estada, menos exposto e mais protegido que as restantes áreas com a mesma vocação.
A envolvente e ligação à Ribeira de Algés foi executada no âmbito de um projeto mais abrangente de Regularização Fluvial no troço a céu aberto da Ribeira de Algés.
Um elemento significativo e estruturante desta proposta é a execução de um núcleo de hortas urbanas com 12 talhões autónomos a serem atribuídos a munícipes das imediações, perfazendo uma área útil de hortas com 468,74m2, com talhões com áreas que variam entre 33,11m2 e 42,1m2.
A sua construção, que teve início em maio de 2021 e terminou em fevereiro de 2022, consistiu num investimento municipal de € 955.000,00 (com IVA).