Oeiras viu, no dia 28 de novembro, o trabalho do projeto ‘Gira no Bairro’, gerido pela Associação ‘Mundos de Papel’, e do ‘Plano Local de Oeiras para as Demências’, promovido pelo Município, distinguidos com este Selo de Boas Práticas, que atesta e divulga projetos que integrem dimensões de inovação e reflitam evidências de mudança.
O Selo relativo ao Plano Local de Oeiras para as Demências foi recebido pelo Diretor Municipal de Educação, Desenvolvimento Social e Cultura, Jorge Barreto Xavier, em representação da Presidente do CLAS de Oeiras, Vereadora Teresa Bacelar.
O ‘Plano Local de Oeiras para as Demências’ foi distinguido por se considerar que este é um instrumento de política pública que define e operacionaliza um percurso de cuidados assente nos princípios da ética, proximidade, acessibilidade, equidade e continuidade, com vista a assegurar aos munícipes de Oeiras um diagnóstico atempado e o acesso a serviços adequados.
Já o projeto ‘Gira no Bairro’ recebe o Selo de Boas Práticas porque opera numa lógica de proximidade e prevenção, trabalhando diariamente no desenvolvimento de atividades lúdico e pedagógicas, na esquadra de Caxias e nos territórios do Pombal e Alto da Loba, pontualmente. A intervenção do projeto assenta numa construção conjunta, que proporcione o desenvolvimento e crescimento mútuo, possibilitando aos participantes uma vivência mais harmoniosa, ativa, criativa, coesa e inclusiva.