Esta quinta-feira ficou aprovada pelo parlamento britânico na especialidade a proposta de lei que prevê o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia (UE). Esta proposta poderá, assim, levar a que o Brexit ocorra já a 31 de janeiro.
A proposta foi aprovada com 330 votos a favor e 231 contra de uma Câmara dos Comuns, composta por uma maioria absoluta do Partido Conservador e concorreu com a promessa de concretizar o processo até ao final deste mês.
A votação da proposta de lei, designada por “Withdrawal Agreement Bill”, conclui três dias de debate na especialidade, durante os quais o governo conseguiu derrotar facilmente todas as propostas de alteração feitas pela oposição.
Segundo adianta o ECO, o diploma segue agora para análise na Câmara dos Lordes, a câmara alta do parlamento britânico, não sendo esperados entraves, embora possa introduzir emendas que terão de ser depois analisadas pelos deputados. Posteriormente, deverá haver a promulgação pela Rainha Isabel II, restando a votação no Parlamento Europeu para o Acordo ser ratificado pela UE.
O Acordo de Saída do Reino Unido da UE, formaliza a saída do Reino Unido em 31 de janeiro, às 23h00 (locais e GMT) da UE, após 47 anos como membro.