O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, anunciou que o Município e o Ministério do Ambiente chegaram a acordo para se avançar de imediato com obras na conduta da Ribeira de Algés.
Depois de ter estado reunido com a Ministra do Ambiente, Isaltino Morais comunicou, em conferência de imprensa, que as conclusões foram “muito positivas”, uma vez que o anseio manifestado há muito pela Autarquia ia finalmente concretizar-se.
“Foi uma reunião muito positiva, na qual a Sra. Ministra confirmou que se irá avançar com as obras de reparação que são mais urgentes na conduta da Ribeira junto ao Largo Comandante Augusto Madureira e que se pretende que aconteça já no próximo verão”, disse Isaltino Morais.
Recentemente, um relatório do LNEC, que havia sido solicitado pela Câmara de Oeiras, confirmou a necessidade urgente de se avançar com obras na conduta da Ribeira de Algés. Com base neste documento, o Município de Oeiras pediu uma reunião urgente com a Ministra do Ambiente para encontrar uma solução e chegar a um acordo, o que aconteceu esta manhã.
O Município de Oeiras reafirmou a sua disponibilidade para financiar parte do investimento que será necessário para a substituição total da conduta e assegurar que de uma vez por todas que o problema da Baixa de Algés, quer de colapso de via, quer de cheias, fica resolvido.
O Governo, através da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) compromete-se a financiar também parte do investimento da obra.
Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, já no próximo mês de janeiro será firmado um protocolo com a APA e o Ministério do Ambiente, a formalizar o acordo para a reparação imediata da conduta existente e para a construção de uma nova conduta que irá confirmar a duplicação da infraestrutura para uma melhor drenagem do caudal.
O problema da Ribeira de Algés, como foi também hoje reconhecido pelo Governo, é intermunicipal, uma vez que o caudal da ribeira de Algés também drena dos concelhos da Amadora e de Lisboa.