No passado dia 16 de março, um grupo de 16 pessoas, incluindo a Diretora do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), Mónica Bettencourt-Dias, colaboradores do IGC e do Município de Oeiras, juntaram-se a vendedores da revista CAIS para ajudar na sua divulgação e venda, numa ação que decorreu junto da estação de comboios de Oeiras.
A edição de março da CAIS conta com Mónica Bettencourt-Dias, como editora convidada numa edição que pretende homenagear as mulheres cientistas e a ciência de excelência produzida em Portugal.
Esta iniciativa surge no âmbito de uma parceria entre a CAIS e o IGC – programa Ciência + Cidadã, desenvolvido em colaboração com o ITQB NOVA e o Município de Oeiras. O objetivo é chegar a um público mais diversificado e envolver os cidadãos na temática científica.
A CAIS, associação sem fins lucrativos, desenvolve atividade com vista à integração social de pessoas em situação de pobreza e/ou exclusão social e com esse objetivo promove este tipo de parcerias.
Para Vítor, vendedor da revista, esta experiência aproximou-o da ciência e permitiu-lhe “treinar uma nova técnica para captar a atenção das pessoas”. Carlos, também neste grupo e que já faz parte da Associação CAIS há cerca de 20 anos, é o vendedor que bate o recorde de vendas. Para todos, esta parceria mostrou-se envolvente e cativante pois estimulou a curiosidade sobre temas científicos e fomentou a entreajuda na promoção e divulgação da CAIS.
A revista tem um preço de 2€ e 70% das receitas revertem para os vendedores da associação.
📷 Mónica Bettencourt-Dias – Diretora do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC)