O Município de Oeiras tem desenvolvido nas últimas décadas, diversos trabalhos com o objetivo de devolver as linhas de água ao usufruto da população. Uma parte destas intervenções pode agora ser vista no episódio 8 do documentário Rios Urbanos, na RTP Play.
O documentário enquadra os referidos trabalhos no estuário do Tejo que, para além de ser o maior estuário europeu, é também o que mais sofre com as consequências da pressão humana e das suas atividades, desde a pesca e o lazer à circulação de grandes embarcações mercantis ou turísticas.
A preocupação, o cuidado e os trabalhos desenvolvidos pelo Município de Oeiras no âmbito do ambiente são fundamentais para a que o estuário do Tejo se mantenha limpo e saudável, permitindo que espécies como os golfinhos voltem a estar presentes no rio, sendo um indicador do bom estado ambiental deste estuário.
Nos últimos anos têm sido priorizadas as ações de monitorização, manutenção e requalificação da rede hidrográfica municipal, com destaque para a monitorização de espécies de peixes de água doce ameaçadas, a sensibilização ambiental realizada nas nossas escolas e a obtenção de bandeiras azuis nas praias de Oeiras, cuja qualidade de água balnear é fortemente influenciada pela qualidade das linhas de água que atravessam o Município.
🎞 Assista ao documentário Rios Urbanos – Episódio 8, de 22 de novembro de 2023 – RTP Play – RTP.