Portugal está no top 10 dos destinos da Europa mais atrativos para investir durante este ano. Face ao seu perfil e ambições, Oeiras poderá ser um dos municípios melhor habilitados a tirar partido desse cenário.
O Concelho de Oeiras posiciona-se como um dos mais atrativos a nível nacional para a atividade empresarial, em particular no setor tecnológico, e para o investimento. Os números comprovam-no.
Oeiras é o quinto concelho português com maior densidade empresarial. Os últimos dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), relativos ao ano de 2018, mostram que estavam instaladas 24.653 empresas não financeiras no concelho de Oeiras. Tal representa uma densidade de 537,3 empresas por quilómetro quadrado, mais de 38 vezes a média nacional e o quadruplo do apurado para o conjunto da Área Metropolitana de Lisboa.
O Município é ainda o segundo que gera maior volume de negócios entre as empresas não financeiras, que em 2018 ascendeu a mais de 25 mil milhões de euros.
vantagens competitivas de Oeiras que favorecem a captação de investimento privado para o Município:
- Oeiras tem uma elevada concentração de capital humano qualificado, apresentando uma percentagem média de população residente com formação superior muito acima da média nacional e da Área Metropolitana de Lisboa.
- O Município concentra um vasto conjunto de parques empresariais, com condições propícias para acolher as empresas e permitir o desenvolvimento da sua atividade. Destacam-se o Taguspark, o Arquiparque, o Lagoas Park e a Quinta da Fonte.
- O concelho acolhe diversos centros de investigação. É o caso do Instituto Gulbenkian da Ciência, do ITQB NOVA – Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier, do iBET e do INIAV.
- A proximidade a Lisboa coloca Oeiras numa posição privilegiada, bastando por exemplo poucos minutos para fazer o trajeto até ao Aeroporto.
- As empresas instaladas beneficiam de networking proporcionado pelo ecossistema de inovação vivido em Oeiras, onde as instituições de ensino, de investigação e o tecido empresarial estão interligados.
- As empresas instaladas beneficiam de networking proporcionado pelo ecossistema de inovação vivido em Oeiras, onde as instituições de ensino, de investigação e o tecido empresarial estão interligados.
- O Município tem em andamento um ambicioso plano de investimentos, visando posicionar-se como um dos principais motores do desenvolvimento da Área Metropolitana de Lisboa. Até 2026 prevê investir perto de 400 milhões de euros na dinamização económica, educação, habitação, ambiente e inteligência territorial.