O primeiro satélite comercial português, PoSAT-2, desenvolvido pela LusoSpace para a monitorização dos oceanos, enviado ontem para o espaço a bordo do Falcon 9 da Space X, foi testado no laboratório de ensaios especiais do ISQ, em Castelo Branco. Este facto representa um marco histórico para a área do espaço nacional, onde o ISQ trabalha há mais de 20 anos.
Os ensaios de vibração validam em terra que o equipamento suporta as pressões mecânicas que irá ter durante a fase de lançamento.
O ISQ prevê vir a testar mais satélites da constelação portuguesa VDES. A parceria entre o ISQ e a LusoSpace insere-se na agenda mobilizadora (PRR) New Space Portugal.
O ISQ está presente com uma equipa permanente na base aeroespacial em Kourou e tem vindo a participar em vários projetos da Agência Espacial Europeia. Começou com um
engenheiro e conta hoje com uma equipa de oito pessoas, sendo a perspetiva de crescimento.
Muitos dos engenheiros do ISQ que trabalham no Centro Espacial têm experiência noutros projetos com níveis de exigência semelhantes tais como o CERN (European Organization for Nuclear Research), o ITER (International Thermonuclear Experimental Reactor), o European Southern Observatory (ESO) ou o Petroleum Institute.
A equipa do ISQ opera com equipas de controlo de qualidade e segurança, fazendo o acompanhamento de operações, da preparação das cargas úteis e dos lançadores. No
Centro Espacial Europeu são lançados os foguetões de três sistemas de lançamento: o Ariane 5, o Soyuz e o Veja.
Determinante é também a parceria entre o ISQ e a ESA, a Agência Espacial Europeia, em atividades de desenvolvimento de tecnologia, com prestação de serviços nas áreas dos
materiais, inspeção, ensaios e metrologia para o ESTEC (European Space Research and Technology Centre). Estes trabalhos assentam em contratos de prestação de serviços com atividades de desenvolvimento de tecnologia.