A Seeds Renewables, uma fintech de energias renováveis que conta com um aluno do Técnico na sua génese, foi uma das 11 startups selecionadas para fazer parte do programa de Venture For ClimateTech. A startup irá receber uma bolsa de financiamento não dilutivo de mais de 100 mil euros ao longo dos sete meses em que participa no acelerador virtual. Guillermo Marchessi Riera, cofundador da Seeds Renewables e aluno do mestrado em Engenharia e Gestão da Energia, destaca que além do financiamento que advém desta seleção, esta é também uma oportunidade de “fazer parte de um incrível Bootcamp”.
As 11 startups foram selecionadas, de entre as mais de 590 candidaturas recebidas, mediante: a capacidade demonstrada pela sua solução para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, não só no Estado de Nova Iorque como em todo o mundo; a sua originalidade; o seu potencial impacto em populações carenciadas; tecnologia e escalabilidade da equipa; timing do mercado, procura e competitividade da ideia; e o conhecimento, paixão e capacidade de comunicação da equipa.
Além do aluno de mobilidade do Técnico, a startup foi fundada por mais dois jovens espanhóis, Alba Forns e Jose Luis Colomer Bel. Os três empreendedores conheceram-se no primeiro ano do programa de mestrado em energias renováveis da EIT Innoenergy, na Universidade Politécnica da Catalunha (UPC). A ideia de criar a Seeds Renewables nasce da vontade de poderem contribuir para um futuro melhor e de ajudar a acelerar a transição energética. “A missão da Seeds é criar uma rede financeira para a ação climática e o nosso público alvo é a comunidade ambiental”, explica Guillermo Marchessi Riera.
Para tal, a equipa de empreendedores criou uma plataforma de investimento inclusiva, baixando o investimento mínimo necessário em projetos de energias renováveis, permitindo aos investidores o controlo total dos projetos que ajudam a construir, e proporcionando-lhes, ao mesmo tempo, um retorno competitivo.