Este fim de semana foi marcado por temperaturas baixas e algumas nuvens, contudo, ao que indicam as previsões do ‘Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)’, está prevista uma melhoria do estado do tempo a partir de terça-feira.
Segundo indica Patrícia Marques, meteorologista do IPMA, à Multinews, para esta segunda-feira as temperaturas ainda se mantêm baixas, prevendo-se uma ligeira descida da temperatura mínima, havendo ainda possibilidade de aguaceiros, nebulosidade no litoral oeste durante a manhã, com o vento a manter-se de moderado a forte, principalmente na faixa costeira ocidental e nas terras altas.
Segundo a especialista, as temperaturas deverão subir já a partir de terça-feira, melhoria que deve prolongar-se ao longo da semana, não estando prevista precipitação, o céu estará em geral pouco nublado e o vento começa a diminuir de intensidade, tanto na Faixa Costeira Ocidental como nas terras altas.
A temperatura sobe, recuperando em alguns locais onde baixou. Esta subida acontece a partir de terça-feira, sendo em alguns locais mais expressiva na quinta-feira.
O Porto pode contar com máximas subam de 21 graus na segunda-feira para 23 na terça e resto da semana, em Bragança e Vila Real a subida será de 20 para 24 graus, Viseu e Guarda de 18 para 23 graus, Évora e Beja de 27 para 29 graus. Em Lisboa a máxima só sobe mesmo na quinta-feira, passando de 25 para 29 graus.
Cinco concelhos de três distritos do continente em risco máximo
Os concelhos de Loulé, São Brás de Alportel e Tavira, no distrito de Faro, Gavião, em Portalegre, e Mação, em Santarém, estão esta segunda-feira em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em risco muito elevado de incêndio encontram-se os concelhos de Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Monchique, Silves, Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António (Faro), Almodôvar (Beja), Portalegre, Marvão, Castelo de Vide, Nisa (Portalegre) e Idanha-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei (Castelo Branco).
Também os concelhos de Ferreira do Zêzere, Tomar, Sardoal, Abrantes Constância, Vila Nova da Barquinha, Abrantes, Chamusca e Alcanena (Santarém), Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda), Mirandela e Macedo de Cavaleiros (Bragança) estão sob risco muito elevado de incêndio.