A semana arranca com uma subida das temperaturas, podendo atingir valores perto dos 40 graus esta segunda-feira, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em declarações à MultiNews, Cristina Simões, meteorologista do IPMA, adianta já durante o fim de semana as temperaturas subiram gradualmente, contudo, esta segunda-feira atingerão o valor mais alto em muitas regiões, “com as máximas a recuperar depois de ficarem ligeiramente abaixo da média para esta altura do ano”, refere a responsável.
Segundo a especialista, pode esperar para esta segunda-feira máximas de 39 graus em Évora e Beja, 32 em Lisboa e 28 graus no Porto, “céu em geral pouco nublado ou limpo, alguma nebulosidade matinal no litoral oeste, com vento fraco a moderado do quadrante, sendo por vezes forte no litoral oeste e nas terras altas, durante a tarde”, conclui a especialista.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15 graus Celsius (no Porto) e os 25 (em Portalegre) e as máximas entre os 26 (em Aveiro) e os 40 (em Castelo Branco).
Mais de 80 concelhos em risco máximo de incêndio
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou também vários concelhos de todos os distritos do continente (18) em risco muito elevado e elevado de incêndio, e lembra que o risco de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até sexta-feira.
Por causa do tempo quente, o IPMA colocou o distrito de Braga sob aviso laranja entre as 12h00 de hoje e as 20h00 de terça-feira.
Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja vão estar sob aviso amarelo por causa da persistência de valores elevados da temperatura máxima entre as 12h00 de hoje e as 20h00 de terça-feira.