Na passada quinta-feira, dia 30 de outubro, realizou-se na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço, em Linda-a-Velha, a sessão pública de apresentação dos resultados dos quatro Agrupamentos de Escolas de Oeiras que integraram o programa ‘AaZ – Ler Melhor, Saber Mais’, no ano letivo 2023/2024.
Marcaram presença nesta iniciativa, o Vereador da Câmara Municipal de Oeiras, Pedro Patacho, o Presidente da Iniciativa Educação, Nuno Crato, entre outros convidados.
O Município de Oeiras integra este programa, criado pela iniciativa Educação, desde o ano letivo de 2020/2021. Este programa tem como principal objetivo apoiar crianças dos 1º e 2º anos de escolaridade com dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita.
Implementado em 9 escolas dos Agrupamentos de Escolas Aquilino Ribeiro, Carnaxide, Santa Catarina e São Julião da Barra, no ano letivo de 2023/2024, o ‘AaZ’ contou com a participação de 7 professoras-tutoras, que apoiaram um total de 93 alunos de 1º e 2º anos do 1º Ciclo do Ensino Básico.
A sessão incluiu intervenções de uma professora-tutora, de uma Encarregada de Educação de uma das alunas apoiadas no âmbito do Programa, da Coordenadora Executiva e da Coordenadora Regional do Programa. Nuno Crato destacou a estrutura, o rigor e a fundamentação científica do programa, sublinhando a importância da leitura para o futuro dos alunos.
A sessão terminou com a intervenção do Vereador com o pelouro da Educação, Pedro Patacho, que destacou os benefícios do Programa para o desenvolvimento da competência leitora e reforçou a importância de uma articulação efetiva entre os Encarregados de Educação, os professores titulares e os tutores, em prol do sucesso dos alunos apoiados.