A sessão final da 1ª Edição do Micromundo@Oeiras no ITQB NOVA realizou-se na manhã de 15 de março. O evento tinha por missão a descoberta de novos antibióticos, assim como o mapear núcleos de resistências, com a participação ativa de estudantes de vários níveis.
O grupo de 11 alunos do 12º ano da EB2/3 Secundária Aquilino Ribeiro teve como mentores 7 alunos universitários e de mestrado da Universidade Nova de Lisboa, que participaram numa formação de 4 sessões com investigadores do ITQB NOVA.
A resistência microbiana aos antibióticos é provavelmente o desafio médico mais importante que a humanidade enfrenta no século XXI, associada à morte prematura de milhões de pessoas.
A parte experimental deste projeto, realizada na totalidade pelos estudantes, consistiu na colheita dos solos, cultura das amostras, ensaios de antibiosis, observação das placas e discussão dos resultados.
Este encontro proporcionou aos participantes a oportunidade de observar e discutir os resultados obtidos durante as várias etapas do projeto, bem como a realização de uma visita aos laboratórios dos investigadores que fizeram parte do Micromundo@Oeiras. Durante a sessão também se realizou uma ligação em direto com o Micromundo@Uporto, para troca de experiências.
No final, foram entregues os diplomas aos Cientistas Cidadãos e celebrado o momento com um bolo alusivo a esta 1ª Edição.
O Micromundo@Oeiras foi lançado no início de 2024 pelo ITQB NOVA, no âmbito do Programa Ciência + Cidadã e em parceria com o Município de Oeiras. Nasceu de uma colaboração com o MicroMundo@UPorto implementado pela Universidade do Porto no âmbito do projeto internacional Small World Initiative (SWI)/ Tiny Earth (www.smallworldinitiative.org e https://tinyearth.wisc.edu/).