15.7 C
Oeiras Municipality
Ter 24 Dezembro 2024
Inicio Entretenimento Cultura SIMAS de Oeiras e Amadora promovem a cultura e consciencialização ambiental com...

SIMAS de Oeiras e Amadora promovem a cultura e consciencialização ambiental com duas peças de teatro

No âmbito das celebrações do Dia Nacional da Água celebrado neste dia 1 de outubro, os SIMAS de Oeiras e Amadora promovem a cultura, visando a consciencialização ambiental.

No ADN dos SIMAS sempre esteve presente a temática da sensibilização ambiental e todos os anos tem a preocupação de promover projetos e iniciativas que visem a proteção do Planeta.

E em particular nestes tempos de pandemia, esta entidade gestora de abastecimento de água e saneamento, tem procurado reinventar-se, apostando em novas tecnologias e criando outras formas de comunicar e sensibilizar.

Neste sentido, e por ser um ano atípico e procurando novas formas de chegar aos seus públicos alvo, os SIMAS promovem dois espetáculos:

-O bailado“E se eles fugissem todos”, baseado na obra de Camille Saint-Saëns“O carnaval dos Animais”, que será lançado através do facebook e que ficará disponível online (no youtubedos SIMAS) a partir de 1 de outubro e que poderá ser visualizado durante 1 ano;

-A peça de teatro infantil“O Bairro das Águas Livres”, que estreia dia 4 de outubro, no Teatro Municipal Amélia Rey Colaço em Algés, pelas 11h.

Ambas as peças se inserem nas celebrações do Dia Nacional da Água, mas retratam temáticas distintas, uma vez que o bailado incide na importância da reciclagem e do cuidado que todos devemos ter com a natureza e com os animais,que tanto sofrem com a poluição do planeta.Enquanto a peça de Teatro infantil aborda essencialmente a Água, incentivando a poupança e o uso racional da mesma, por se tratar de um recurso escasso e essencial à vida.

O Bailado“E se eles fugissem todos”resulta de uma parceria dos SIMAS e a companhia Quorum Ballet, com um enfoque especial na consciencialização dos mais jovens para os desafio se questões ambientais do planeta, mais concretamente para a temática dos recursos escassos, a proteção do ambiente e os hábitos de reciclagem.

A peça de Teatro “O Bairro das Águas Livres”, assenta na parceria entre os SIMAS e a Companhia de Actores, e tornou-se possível após a reabertura dos espaços culturais. Sempre em torno do Recurso Água, esta peça retrata a história da uma Gota de água que um dia se depara com uma triste realidade: todas as Gotas à sua volta estão a ficar doentes, poluídas e cansadas.

“Decidida a descobrir o que se passa, a menina Gotícula evapora da panela de sopa de agrião da D. Amélia e parte numa aventura à volta do mundo em busca do famoso cientista Golileu. Durante a viagem vai conhecer histórias incríveis e assustadoras, visitar o mundo subterrâneo do perigoso Ex-Goto, e até fazer festinhas num Gotossauro”

O “Bairro das Águas Livres” é uma aventura musical que nos lembra que a Água é essencial e que a mudança começa com uma Gotinha só.

Estará em cena até ao dia 13 de dezembro e será aberta às comunidades educativas (1º ciclo) dos concelhos de Oeiras e Amadora de forma gratuita.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Médicos reforçam a importância de cuidar do coração durante a época festiva

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) está a alertar a população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração,...

Almoço de Natal Sénior em Oeiras: Convívio e Solidariedade

O tradicional Almoço de Natal Sénior do concelho de Oeiras este ano realizou-se em duas datas distintas: 17 e 19 de dezembro, no Centro...

SIMAS Oeiras e Amadora anunciam aprovação do Orçamento para o ano de 2025

Os SIMAS Oeiras e Amadora anunciaram a aprovação do Orçamento para o ano de 2025, com um investimento global de 74,6 milhões de euros....

Vencedores do Gap Year Portugal Recebem Bolsas em Oeiras

Os jovens vencedores do programa Gap Year Portugal foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, na passada sexta-feira, dia 20...

Comentários Recentes