Arrancam esta segunda-feira as obras de desassoreamento na Ribeira da Junça, no Dafundo, em Oeiras, para melhorar a sua capacidade de escoamento. Esta empreitada, da responsabilidade dos Serviços Intermunicipalizados de Água e Saneamento (SIMAS) de Oeiras e Amadora, irá permitir reduzir o risco de inundações durante períodos de chuvas intensas, garantindo uma maior eficiência no sistema de drenagem local.
Os trabalhos a executar dizem respeito à remoção das areias e inertes que, ao longo dos anos, têm vindo a acumular-se no leito da Ribeira, provocando obstrução. Para facilitar a execução das operações, será usado equipamento flutuante, especialmente devido aos condicionalismos provocados pelas marés. A Ribeira da Junça é uma importante via fluvial no escoamento das águas pluviais da região.
No entanto, a obstrução causada pela acumulação de areias e inertes tornou-se um desafio significativo durante os períodos de chuva intensa, contribuindo para inundações locais e impactos negativos no ambiente circundante. Esta empreitada dos SIMAS visa precisamente melhorar a capacidade de escoamento, reduzindo o risco e o impacto das cheias, ao mesmo tempo que promove a preservação do ecossistema local e a qualidade de vida da população.
“Os SIMAS estão comprometidos em assegurar a melhoria contínua dos sistemas de água e saneamento na região, bem como em proteger o ambiente e a qualidade de vida da população. Este investimento na Ribeira da Junça é fundamental para que estes objetivos seja alcançados”, explica o Presidente dos SIMAS, João Serrano.
Acompanhe os SIMAS Oeiras e Amadora nos canais digitais:
www.simas-oeiras-amadora.pt
www.facebook.com/SIMAS.Oeiras.Amadora
www.instagram.com/simasoeirasamadora
www.linkedin.com/simas-oeiras-e-amadora