O Programa de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (PEAS) está de volta para o ano letivo 2023/24, com a temática “Na Sanita, não”. Esta iniciativa, promovida todos os anos em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras e Câmara Municipal da Amadora, vai levar às escolas dos dois concelhos um programa de sensibilização em forma de roadshow, que, este ano, alerta para as consequências do descarte de resíduos no sistema de águas residuais.
A escolha de uma temática relacionada com o saneamento prende-se com a necessidade de educar e lembrar milhares de alunos, desde o jardim de infância até ao 2º ciclo , que as sanitas e as canalizações residenciais não devem ser utilizadas para eliminar qualquer tipo de resíduo ou lixo. Neste âmbito, o programa tem como objetivo explicar aos alunos o funcionamento das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), os processos envolvidos neste tratamento e como as ações individuais afetam a qualidade da água.
Esta sensibilização é feita através de uma viatura que se transforma numa sala de aula, o Roadshow Simas, com sessões pedagógicas presenciais e ações interativas de sensibilização multidisciplinares. Nas sessões planeadas para o ano letivo de 2023/24, os alunos terão a oportunidade de compreender por que razão nem todos os resíduos devem ser descartados na sanita e aprender práticas alternativas e facilmente adotáveis no dia a dia de cada um, de forma a terem um impacto positivo na preservação do nosso planeta.
Para incentivar a continuação destes comportamentos sustentáveis, no final de cada sessão, será lançado o passatempo – intitulado: “Missão: Na Sanita Não – Protege o teu ambiente” –, no qual os alunos são convidados a apresentarem trabalhos ou composições artísticas, sob o tema proposto, nas mais diversas plataformas, que demonstrem o empenho e a preocupação na preservação do meio ambiente e que incentivem à preservação da água. Os vencedores serão premiados no final do ano letivo numa cerimónia especial de apresentação dos projetos.
“O PEAS deste ano, como em todos os outros, revela um compromisso sólido dos SIMAS com a educação ambiental e a preservação dos nossos recursos hídricos. Com esta temática, estamos a capacitar as gerações futuras para adotarem práticas sustentáveis desde cedo ”, afirma o Presidente dos SIMAS, João Serrano.