11.1 C
Oeiras Municipality
Ter 24 Dezembro 2024
Inicio Saúde CoronaVirus SNS24 passará a emitir declarações provisórias de isolamento profilático

SNS24 passará a emitir declarações provisórias de isolamento profilático

A linha SNS24 passará, a partir desta quinta-feira, a emitir declarações provisórias de isolamento profilático. Esta é uma das medidas decretadas pelo Governo publicada em Diário da República na terça-feira à noite.

O SNS24 pode emitir estas declarações quando contactado por ”pessoas que tenham tido contacto com alguém infetado e que sejam consideradas pelo SNS24 como contactos de risco ou àquelas que tendo sintomas, liguem para o SNS24, sejam considerados casos suspeitos mas recebam indicação para permanecer no domicílio até ao contacto dos médicos do centro de saúde da área de residência e não para se deslocarem às áreas de atendimento de covid-19 nos centros de saúde ou à urgência”, adianta o Jornal SOL.

 

Segundo o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Luís Goes Pinheiro, para receber subsídios de apoio, os empregadores terão de atestar que o funcionário não pode estar em teletrabalho, o que deverá ser feito já não ao SNS24 mas às entidades competentes, nomeadamente à Segurança Social.

No caso do trabalhador ter a possibilidade de trabalhar em teletrabalho, a declaração servirá apenas para titular a permanência no domicílio, ainda que a trabalhar.

Segundo adianta o SOL, caso o trabalhador possa ficar em teletrabalho, não haverá pagamento do subsídio por isolamento profilático, ficando a receber a remuneração habitual, paga pela entidade empregadora. Os trabalhadores que não possam desempenhas as suas funções em teletrabalho deverão receber um subsídio no valor de 100% da remuneração enquanto durar o isolamento.

Até aqui cabia aos médicos nos centros de saúde emitir os certificados de incapacidade para o trabalho, as chamadas baixas médicas, quando um trabalhador estava doente, contudo, agora também o SNS24 vai poder passar a emitir estes documentos.

Rui Nogueira, presidente da Associação Nacional de Medicina Geral e Familiar, saúda a medida, que vem aliviar a carga cada vez mais elevada de trabalho que os médicos nos centros de saúde estão a ter com a emissão de atestados de incapacidade para trabalho para doentes covid-19. “Temos muitas pessoas a contactar os centros de saúde só para tratar de baixas. Muitas vinham só por causa disso”, explica.

 

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Médicos reforçam a importância de cuidar do coração durante a época festiva

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) está a alertar a população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração,...

Almoço de Natal Sénior em Oeiras: Convívio e Solidariedade

O tradicional Almoço de Natal Sénior do concelho de Oeiras este ano realizou-se em duas datas distintas: 17 e 19 de dezembro, no Centro...

SIMAS Oeiras e Amadora anunciam aprovação do Orçamento para o ano de 2025

Os SIMAS Oeiras e Amadora anunciaram a aprovação do Orçamento para o ano de 2025, com um investimento global de 74,6 milhões de euros....

Vencedores do Gap Year Portugal Recebem Bolsas em Oeiras

Os jovens vencedores do programa Gap Year Portugal foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, na passada sexta-feira, dia 20...

Comentários Recentes